segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Entrevista: Márcio Atalla - Medida Certa

Bom dia!! Nesse sábado que passou, tive a oportunidade de conhecer o querido Márcio Atalla, o preparador físico de 42 anos, que é conhecido no país inteiro e vive seu maior desafio: emagrecer o ex jogador Ronaldo. Confiram a super entrevista que ele, gentilmente, cedeu ao Blog!  

Eu e o preparador físico Márcio Atalla, do Medida Certa do Fantástico. 

1 ) Como foi esse contato com a TV? Como tudo começou?
Começou com o site (www.bemstar.com.br), evoluiu para uma revista (revista de bordo BemStar) e passou para um programa da GNT (BemStar), que durou 5 anos. Daí passou para a Rede Globo, onde estou atualmente (Quadro Medida Certa do Fantástico).

2) Depois de tudo isso você ganhou bastante fama. O que mudou na sua vida profissional e pessoal de lá pra cá?
Na vida profissional o que mudou foram as viagens, que aumentaram bastante, as palestras...minha opinião conta muito mais, tenho mais peso na área, além de mais oportunidades e facilidades de realizar projetos que tenho vontade. Na vida pessoal o celular não pára e o assédio é grande, mas não me deixo levar, pois sei que isso um dia passa. As pessoas me convidam para muitos lugares, eventos, mas eu continuo com os mesmos amigos de antigamente, fazendo as coisas que sempre fiz.

3) Qual é a principal mensagem que você deseja transmitir para a população?
Se o corpo não estiver em movimento, ele não é um corpo saudável. Como, hoje, o movimento não é algo natural no nosso meio ambiente, cada vez nos movimentamos menos. Então, programar uma atividade física passa a ser fundamental para que você tenha saúde. E não precisa passar fome para ser saudável; você precisa é mexer o corpo.


4) O que você acha que vai acontecer com o Brasil nos próximos anos? Vamos nos tornar um país de obesos?
O Brasil, com certeza, vai caminhar mais fortemente para a obesidade. Hoje, são 50% de pessoas com sobrepeso e 16%  com obesidade. Isso se deve, principalmente, ao sedentarismo. A alimentação, de fato, não é a principal razão. Isso acontece porque o movimento na vida do ser humano nunca foi realizado por prazer, sempre foi por necessidade. Como o meio ambiente mudou, essa necessidade de movimento não existe mais. Então, a tendência nos próximos anos é que se aumente ainda mais o sobrepeso e a obesidade.

5) Você sempre puxa bastante sardinha para o lado da atividade física e costuma dizer que só dieta não emagrece. Mas, existem muitas pessoas que são ativas fisicamente e não conseguem emagrecer. Em sua opinião, qual ou quais os principais erros que elas podem estar cometendo?
Na verdade, não sou eu que digo que dieta não emagrece. No primeiro momento, você pode até conseguir, mas, quando há restrição calórica, o metabolismo diminui. Além disso, o nosso metabolismo vai diminuindo ao longo da vida, principalmente quando se perde massa muscular. As pessoas que não fazem atividade física não revertem essa situação. Então, o metabolismo acaba diminuindo mais ainda. Ora, como as pessoas vão fazer, comer igual a um passarinho, cada vez menos? Essa conta não fecha só com alimentação, não adianta os nutricionistas do Brasil ficarem bravos comigo. Sou a favor de uma boa alimentação aliada à atividade física. Acho possivel uma pessoa com uma alimentação nem muito boa ser magra e muito saudável, por conta da atividade física. Em relação às pessoas que não conseguem emagrecer, elas podem estar errando na regularidade, na intensidade, nos estimulos que podem não estar sendo variados, pela genética que entende o sobrepeso como uma coisa normal, impedindo que o emagrecimento ocorra. Mas, se essa pessoa for ativa e com todos os fatores de riscos controlados está ótimo! Nem todo mundo é geneticamente preparado para ter barriga tanquinho ou ser um campeão olimpico.

6) Quando a gente se expõe, temos que estar preparados também para as críticas, principalmente vindas de outros colegas de profissão. Como você lida com isso?
Olha, eu sei da minha responsabilidade por estar na vitrine. Então, eu procuro sempre falar o que é cientificamente comprovado. Nunca vou para o lado do achismo, vou para o que realmente é comprovado. Quando as criticas chegam, não estão vindo contra mim e sim contra o consenso cientifico. Recebo muitas críticas dos nutricioniostas, por conta da linha que eu sigo, que você tem que seguir algumas regras de alimentação, determinadas pela Organização Mundial da Saúde. São elas: comer fracionadamente, se hidratar ao longo do dia, comer mais fibras, comer menos gordura, principalmente gordura saturada, diminuir sal e açúcar. Claro que o nutricionista é muito bem vindo. Mas, quando você fala para a população, que não tem acesso a isso, você tem que falar o simples. Não adianta chegar na TV e falar de suplementação de Vitamina E e Ômega 3, isso é perfumaria. O cara tem que fazer uma boa alimentação no dia a dia e, independente de alimentação, atividade fisica é o carro chefe da história.  

7) A todo tempo surgem novidades no mercado do fitness. O que você acha disso e quais dessas modalidades você considera que vieram para ficar?
Considero a atividade fisica igual a uma caixa de ferramentas. Você tem um monte de opção e tem que usar a ferramenta certa para o que deseja. Você não vai trocar um pneu de carro com martelo, assim como você não vai conseguir aumentar a sua capacidade respiratória com musculação. Eu acho que essa variedade de aulas é legal porque acaba dando mais opção para as pessoas encontrarem algo que realmente gostem. O que não gosto é considerar as atividades como milagrosas, como se conseguissem tudo. Isso não existe. Correr é maravilhoso pra emagrecer, mas não aumenta a massa muscular, é muito catabólica e você precisa de atividades complementares. Por isso é preciso combiná-las. Acho que muitas dessas modalidades vieram para ficar. O Power Plate tem sua função, o TRX e a ginástica funcional também vieram para ficar. Mas, nem todo mundo está apto para praticá-las. Tem que avaliar a necessidade, saber se a pessoa está apta e usar a ferramenta certa.

8) Quem quiser malhar com o Márcio Atalla, consegue? Você ainda tem disponibilidade para atender aos alunos?
Não dou aula há 11 anos, apenas nesses projetos especiais. Tenho uma clinica onde atendo o cliente junto com um nutricionista e um médico. Prescrevo o treinamento e indico alguns professores de minha confiança. Mas aulas não dou mais.

9) Com tantos compromissos profissionais, como você faz para manter a forma? Como é a sua rotina de atividades físicas?
Malho todos os dias. Qualquer tempo que eu encontro eu malho. Acordo cedo para entrar na rádio CBN. Aí faço uma atividade aerobica, como pular corda ou pedalar, em casa mesmo, ou no Hotel que eu estiver. Depois, em algum momento do dia, tento encaixar uma atividade de força.

10) Quais os próximos projetos na sua carreira?
Tenho que emagrecer o Ronaldo, esse é o mais urgente. Não olho muito para frente, olho mais o agora. Se eu nao fizer um bom trabalho com o Ronaldo não tem um futuro. Minha preocupação total agora é o Ronaldo. Ano que vem tenho um projeto de fazer intervenções urbanas, estimulando o movimento para a população em geral.

11) Bate Bola

Um Exercício: Barra

Um Esporte: Vôlei de Praia

Uma fruta: Morango

Uma bebida: Água

Trabalho realizado que mais se orgulha: Medidinha Certa

Maior desafio: Emagrecer o Fenômeno

Uma dica de atividade física: Regularidade

Uma frase: Não deixe que seus medos tomem lugar dos seus sonhos.



Agora vejam que bacana o recadinho que o Márcio deixou para vocês, leitores do Blog:




Márcio, muito obrigada pela atenção! Foi um enorme prazer te conhecer! Tenho certeza que os leitores adoraram as dicas e também saber mais sobre você! Nós, assim como o Brasil inteiro, torcemos para que seu objetivo com o Ronaldo seja cumprido! Desejamos ainda mais sucesso na sua carreira e continuaremos te acompanhando!


Uma ótima semana a todos :)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho, amiga!! tá lindo!!! bjinhos, May!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Debora Flores. Como Fisioterapeuta fico muito contente de saber que profissionais como você e o Marcio Atalla estão promovendo saúde, vida... Parabéns. Bjs.

    ResponderExcluir