quinta-feira, 19 de abril de 2012

Condropatia Patelar ou Condromalácia

‘Condro’ vem de cartilagem e ‘Patia’ vem de doença, portanto, doença da cartilagem. Está relacionada com o afilamento da cartilagem na parte articular da patela, podendo provocar dores no joelho. É classificada por graus de I a IV e quanto maior o grau, maior sua severidade e desgaste. Muitas vezes pode ocorrer um desgaste em alto grau sem que haja dor, assim como um exame de imagem não mostrar qualquer desgaste e a dor ser alta. Para este último caso usa-se o termo Síndrome Patelo Femoral por não necessariamente apresentar desgaste ou doença da cartilagem, mas apenas dor referida que pode estar relacionada com uma disfunção articular.

Normalmente, apresenta-se como uma dor ou incômodo na região anterior do joelho (retro patelar) e pode ainda estar relacionada com pequenos rangidos ou estalidos da patela, quando esta se articula. O incômodo aparece geralmente durante o agachamento, subir ou descer escadas ou degraus, andar de bicicleta, correr e saltar.

Sabendo que o incômodo ou dor é normalmente causado por mau funcionamento da articulação, não se deve realizar qualquer atividade que gere impacto, pois poderá aumentar ainda mais o quadro da lesão e da dor. Além disso, não basta obter o diagnóstico da lesão, mas também devem ser avaliadas as disfunções que a provocaram. Por vezes podem estar relacionadas com encurtamento muscular e do retináculo, falta de força em determinados músculos, frouxidão ligamentar ou deslocamento patelar por um relacionamento biomecânico articular anormal.


Ao contrário do que muitos acreditam, a condropatia patelar é muito comum, mas não é um bicho de sete cabeças. A partir do diagnóstico e da avaliação funcional pode ser facilmente tratada apenas com exercícios orientados por um fisioterapeuta e com atividade supervisionada por um professor de educação física. Já os casos mais graves, devem ser tratados com fisioterapia e medicações orientadas pelo médico. De qualquer forma, para quem já possui diagnóstico de condropatia patelar, converse com o professor que o está orientando nas atividades físicas e acrescente algumas dicas gerais:
  1. alongamento com cautela é sempre muito bem vindo, principalmente na região posterior da coxa (isquiostibiais) e lateral (trato iliotibial);
  2. fortalecimento do vasto medial oblíquo (VMO); 
  3. exercícios que trabalhem a propriocepção e equilíbrio e; 
  4. evitar atividades que gerem impactos e de grande amplitude de movimento na articulação do joelho.
Se as dores persistirem, volte ao médico que fez o diagnóstico buscando maiores informações e procure um fisioterapeuta da área desportiva para que possam ser prescritos exercícios de acordo com a funcionalidade do SEU corpo.

Ótima semana e até a próxima.


130 comentários:

  1. Suas explicações me ajudaram bastante pois tinha dúvidas quanto ao tratamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nate, fico feliz! Obrigada e volte sempre!

      Excluir
    2. tenho derranes nos joelho sera si poço fazer todos os eseciço da a cadenia

      Excluir
  2. Gostaria de saber se a acadeira extensora e o legpress horizontal são contra-indicados nesses casos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Essa é uma pergunda muito genérica, já que cada caso possui necessidades e restrições específicas. Mas, deixo minha sugestão de que em casos de condropatia, principalmente nos casos mais avançados e com dor, substitua por exercícios de cadeia fechada e com o mínino de influência da gravidade. O fortalecimento muscular é extremamente importante e necessário, principalmente o dos estabilizadores da articulação.
      Obrigada pela sua participação.

      Excluir
    2. obrigada pois me ajudou muito todo sintoma q vc disse eu sinto tenha uma boa tarde

      Excluir
  3. Olá, suas informações foram muito úteis para entender o meu caso.

    Se possível gostaria de saber se estando a lesão na tróclea num nível muito incipiente, sem dor, tendo um único sintoma que é um "falseamento" eventual na subida de uma escada, se posso continuar investindo em corridas leves na forma de "trotes", de curta distância, 2 a 3 vezes por semana, algo como 3 a 5 km, intercaladas com caminhadas, usando tênis com amortecimento adequado, se mesmo com amortecimento e procurando correr de "forma leve" isso é ainda prejudicial e devo bani-la. Obrigado.

    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio!
      Vejo que está tomando os devidos cuidados durante a corrida, entretanto, o fato de sofrer o falseamento em qualquer momento, normalmente, implica que a sua musculatura estabilizadora desta articulação ainda está falha. Essa falha não ocorre apenas ao subir escadas, mas em qualquer momento em que seja exigida, o que leva a crer que durante uma corrida, mesmo com todos os cuidados que vem tomando, ela também pode estar falhando só que de maneira mais suave, por isso você não sente. Minha sugestão está longe de simplesmente parar de correr, mas buscar uma avaliação minuciosa e precisa com um fisioterapeuta e solicitar recomendações de fortalecimento adequado ao seu caso, a você especificamente. Assim, acredito que poderá manter o esporte que tanto gosta sem maiores complicações e evitando a piora da condropatia.
      Fica ai a sugestão e muito obrigada.

      Excluir
  4. olá,bom dia!Gostaria de saber se condropatia patelar tem cura.Já passei pelo médico e ele recomendou fisioterapia e medicamentos para diminuir a dor,visto que é terrível.E gostaria de saber se é o mesmo que osteoartrite.Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá, fui diagnosticado com Condropatia patelar caracterizada por afilamento, irregularidade e alteração de sinal do revestimento condral do terço médio do vértice efaceta lateral da patela comprometendo menos de 50% de sua espessura,sem erosões profundas ou alterações ósseas subcondrais.
    Pratico tai-chi-cuan e gostaria de saber se essa atividade é prejudicial ao joelho.
    Obrigado
    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Excelente explicacao. Eu gostaria saber se estando dessa forma e com dor, ja estou fazendo fisio, se posso fazer natacao, pois nao quero ficar parada de tudo. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Doutora!
    Eu me chamo Marcus Vinicius, moro em Salvador –Bahia, Há exatamente 05 meses fiz uma cirurgia no joelho direito (artroscópia com reconstrução de LCA ) e a partir da semana seguinte, após a cirurgia comecei a realizar as sessões de fisioterapia no qual realizo até hoje, entretanto, no mês passado, observei com a realização de alguns exercícios a crepitação do joelho até mesmo caminhando o joelho estalava constantemente, com a leve impressão que o osso estaria saindo do lugar. Então primeiramente comuniquei a fisioterapeuta e em seguida fui ao medico que realizou a cirurgia que pediu um raio x digital, no qual levei o resultado e não foi constatado nada anormal, porém ao examinar o joelho e dobra-lo sentir uma dorzinha na cartilagem e a partir daí o médico me questionou sobre o exercícios realizados na fisioterapia e informei ao mesmo que ainda estaria fazendo cadeira extensora (com caneleira de 3 kg), além de movimento de posicionar-se na ponta dos pés e voltar na posição normal e flexionar o joelho escorando em um ponto fixo e levantando e abaixando a perna, lembrando a utilização dos pesos ou seja 3 kg. Outros exercícios também estão inclusos alongamento com a câmera de borracha, rampa com inclinação, agachamento com uma bola grande posicionada nas costas, balanço (cujo intuito e equilibra-se em uma das pernas) e por ultimo corrida desviando dos cones. A partir daí o médico, repassou novas guias com as seguintes instruções:
    POS-OPERATORIO DE RECONSTRUÇÃO DO LCA HÁ 05 MESE +CONDROPATIA PATELAR. NECESSITA DE CINESIOTERAPIA ME CADEIA FECHADA. NÃO FAZER CADEIA EXTENSORA OU FLEXORA. FORTALECIMENTO DE QUADRICEPS E CORE. ALONGAMENTOS.
    Logo pergunto se esta havendo algum desencontro de métodos ou informações entre o fisioterapeuta e o médico especialista em joelho?
    Já que a clinica de fisioterapia e modesta e há poucos aparelhos e muita demanda de pacientes ? e me parece que o médico está com dificuldade em diagnosticar e sanar essa crepitação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ai como está sua recuperação? me ocorreu algo parecido, podemos trocar informações? contabeis.ufersa@hotmail.com

      Excluir
  8. Boa noite, Doutora!
    Eu me chamo Elvis guedes , A uns 2 meses estou sentido inchaço do lado do joelho , dor , cansaço isso tudo na perna direita / Diferente da outra perna que não cinto nada . depois de alguns dias além da outras complicação que relatei , agora minhas coxas por trás dela está dando fisgadas e sensação de lesão .

    Estou escrevendo os Conmetários do diagnóstico por imagem que fiz eu agradeceria se você pudesse me ajudar doutora debora flores :D

    TÉCNICA:
    Exame realizado pelas técnicas spin-eco (se) e turbo spin-eco (tse), com imagens ponderadas em T1 e T2 comsupressão de gordura , em aquisições multiplanares.

    COMENTÁRIOS:
    Meniscos lateral e medial sem evidências de lesão.
    Ligamentos cruzados e colaterais de continuidade preservada.
    Os tendões do quadriceps eo patelar tem aspecto anatômico.
    Focos de alteração de sinal acometendo a cartilagem patelar.
    Estrutura ósseas de morfologia e contornos normais , com intensidade de sinal da madular óssea conservada
    Pequeno derrame articular. Não há evidência de cisto popliteos.

    CONCLUSÃO:
    Condropatia patelar grau II.
    Pequeno derrame articular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elvis! Infelizmente não poderei te ajudar, pois não sou doutora, sou professora de Educação Física. Te aconselho a procurar um médico ortopedista. Melhoras! Um abraço e volte sempre!

      Excluir
  9. Olá Débora!!! Gostaria de saber se para quem tem condropatia patelar grau 1 pode fazer compressão no joelho ( como ficar de joelhos para um determinado exercício, por exemplo)? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana! Se na posição você não estiver sentindo dor não vejo problemas. Beijos e volte sempre!

      Excluir
  10. Olá, meu nome é Beatriz, pratico balé clássico desde pequena, contudo, chegou uma época em que comecei a sentir dores no joelho esquerdo e, logo depois no joelho direito. Fui diagnosticada com condropatia patelar e, orientada pelo médico a deixar o balé.
    Gostaria de saber se existe alguma maneira de continuar praticando balé clássico sem sentir dores tão fortes no joelho. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Olá Débora, boa tarde! Gostaria de dizer que as informações transmitidas me ajudaram bastante a entender algo que o médico fez questão de não explicar...( apesar de eu perguntar) rsrs
    Acabei de sair do consultorio com uma pulga atrás da orelha quando ele me falou em condropatia patelar grau 1...e descobri essa pagina!! Parabéns! Numa linguagem simples, sem florear muito, você conseguiu passar seu recado com sucesso!
    Só duas perguntas: isso pode estar ligado à fibromialgia ( que é o meu caso)? E, como está no início, depois te tratado é possível voltar a correr e fazer dança, por exemplo?
    Bjus e obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Ola sou Cleo Santos gostaria de saber fiz uma artroscopia do joelho esquerdo tinha um cisto de 2,9 x 2,2 x 1,8 cm (lateral x profundidade x longitudinal depois da cirurgia fiquei com dificuldades pra andar ando mancando e tenho dore contastes . também tinha uma fissura condral na faceta lateral da patela que atinge a camada media/profunda .
    Agora estou com tendinopatia anterior do joelho no tendão quadricipital .
    Obrigada ...

    ResponderExcluir
  13. Olá Débora! Fui diagnosticada com condropatia nível 4, mas não sinto dor, apenas um incômodo quando subo ou desço escada. Pratico corrida (10km) e gostaria de saber se poderia continuar treinando, já que o ortopedista não soube definir isso.

    Obrigada

    Joseli

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, devido ao grande número de dúvidas, nossa fisioterapeuta Célia Cursino (e não eu, rsrsrs) irá escrever um novo post sobre o tema. Continuem nos acompanhando, que em breve estará no ar. Obrigada pelo contato de todos e melhoras pra vocês!

    ResponderExcluir
  15. Olá... parabéns pelo post, me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.
    Gostaria de saber, se é indicado o pilates para quem tem condropatia patelar.
    Obrigada ;)
    Hanna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Pilates é super indicado! Pode fazer sem medo. Obrigada pela participação, volte sempre!

      Excluir
  16. BOa noite Débora achei seu post bastante esclarecedor e no tom certo, sem alardes e informativo. Tenho condropatia grau 3 e recebi duas orientações a de meu médico que mandou parar todas as atividades de impacto, mas isso foi durante a crise. Atualmente tenho feito exercícios de foratalecimento e alongamento e ouvi de outro professor de educação física a seguinte orientação "se não dói não há porque parar o exercício" , entendi a fala e percebi que vai além da dor, mas se não precebo agravamento não há porque parar a atividade física. Gosto de fazer corrids em esteira, em aulas de running class. Neste caso seria uma contraindicação total, ou cabe a observação? Entendo que a orientação varia caso a caso, mas há situações em que pode-se manter a corrida mesmo com condropatia grau 3 (com os deidos cuidados)? Obrigado

    ResponderExcluir
  17. oie!
    fui buscar minha ressonância hoje. E no laudo estava escrito assim " Condropatia patelar leve associada a patela alta e foco de condroesclerose no planalto tibial lateral, de aspecto sequelar." quer dizer a mesma coisa?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, estou com condromalacia patelar de nível dois, analisado por médicos e o responsável da área de ressoância magnética. Os fisioterapeutas estão me passando exercícios de fortalecimentos, porém algumas pessoas me falaram que é totalmente incoerente, e não recomendado fazer exercícios na cadeira extensora e flexora da academia do hospital de fisioterapia. Procede???
    Obrigado.
    Mauricio.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de te parabenizar pelo artigo. Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  20. ola sinto muita dor no joelho sou tratorista. sera que este trabalho vai ne prejudicar pois o trator tem escadas muito altas

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostei da suas explicações.
    Minha mãe está com condropatia do aspecto posterior do côndilo femoral lateral, com exposição óssea e edema subcondral (condropatia grau IV) e condropatia das facetas da patela (condropatia grau II), o quais os exercícios indicados pra esse primeiro momento? e o que ela pode fazer pra ter uma boa qualidade de vida após as fisioterapia?
    Desde de já obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Débora Flores.

    Possuo Condropatia Patelar em ambos os joelhos, fui ao médico e o mesmo me passou uma Ressonância Magnética, ok.

    Ele me falou para evitar corridas, exercícios como agachamentos, não malhar pernas onde se usa a patela. Devido aos meus sintomas como pouca dor e a não incapacidade de realizar qualquer tipo de atividade uma vez que não sinto dores fazendo exercícios, o médico me avaliou previamente com um desgaste em nível inicial.

    Claro, irei fazer o exame que ele pediu. Mas, gostaria de perguntar se posso utilizar escadas... Estudo bastante e em casa é barulhento para mim, então a biblioteca aqui perto é um lugar ótimo para se estudar. Gostaria de saber se posso subir e descer escadas todos os dias sem prejuízo pro joelho.

    Tenho 19 anos, sinto poucas dores, não me atrapalha em nada o joelho... Não o forço com atividades, me alimento bem e faço exercícios fisicos 5 vezes por semana, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho condropatia II grau, sinto muitas dores, mas isso pq a patela esta deslocada lateralmente. Tive sim de parar com as atividades de musculação, fiz hidrogonastica - mas também doía muito- meses de fisioterapia e nada... Não é que você n ira subir escadas, pq as vezes é inevitavel. No meu caso sinto dores e instabilidade ao subir, mas aqui em casa tenho que usar a escadas rsrs...
      evite se puder, e o MAIS IMPORTANTE tenha um bom ortopedista, que converse sinceramente sobre tudo que tem e qual o melhor tratamento.

      Excluir
  23. Dra.Debora, no meu caso nem tudo é flores pois fiz uma RM que deu:
    no joelho esquerdo;derrame articular,degeneração de mucina em corno posterior do menisco medial, lesão transição raiz/ corno anterior do menisco lateral e crondomalácia patelar. Enquanto que no direito o resultado foi:Minima quantidade de liquido intra-articular,lesão degenerativa intrasubstância em corno posterior do menisco medial,lesão transição raiz/corno anterior do menisco lateral,irregularidades de contornos em cartilagem hialina patelar e condromalacia patelar.
    DR, trato desde 2010 com fisioterapia e desde 2011 trato com infiltrações de Hialuronato sódio e fisioterapia, portanto já faz três anos de tratamento eo quadro so piora.Sou profissional eletricista, minhas atividades não facilita nada pois e um sobe e desce de escada e um agaicha e levanta fazendo assim um flexionamento contasnte das pernas sobre-carregando os joelhos.A pergunta que te faço é;Apos 21 anos de profissão vou ter abandonar minhas atividades profissionais, pois tenho 41 anos e foi o que eu fiz ao longo desse tempo, o que eu devo fazer?
    por favor Dra,obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa procurar um bom ortopedista - especialista... O blog é otimo mas Debora já citou lá em cima que n é médica, é educadora física.... Procure um médico, para que n piore.

      Excluir
  24. Ola o que me diz do kangoo jump? Esse diagnostico permite, sinto no momento so desconforto,grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem tem condromalácia e gosta de correr é uma boa saída, pois tem menos impacto. mas, se você ainda sente desconforto sugiro não praticá-lo com muita frequencia na semana para não intensificar a dor.

      Excluir
  25. Olá, para quem tem Condropatia Patelar é indicado natação e hidroginástica?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, qualquer atividade na água é indicada, pois não tem impacto sobre as articulações. Abçs!

      Excluir
  26. Pessoal, não sou ortopedista (sou Educadora Física) e, infelizmente, não tenho conhecimento para responder todas as dúvidas, analisar os exames e indicar tratamentos.

    Em breve, nossa fisioterapeuta Célia Cursino irá escrever um novo post sobre o tema, englobando muitas das dúvidas de vocês. Tudo o que escrevem aqui eu passo pra ela. Então, continuem nos acompanhando!

    Obrigada pelo contato de todos e melhoras pra vocês!

    ResponderExcluir
  27. Ola td bem!? Passei por duas cirurgias no joelho direito e fiquei 1ano e 2 meses em tratamento por problemas no lca e no menisco...bom ainda em tratamento comecei a sentir muita dor no joelho esquerdo voltei ao trabalho(pois estava no auxilio doenca) e onde trabalho tem muita escada,acabou q passado um mes do meu retorno as dorea estao muito fortes e pedi uma ressonancia ao meu medico ele disse q nao era preciso pois a dor era devido ter forcado muito o joelho esquerdo....bom consegui c/ outro medico e fiz a ressonancia e o resultado foi condromalacia patelar grau 2. E muito demorado o tratamento?devo me afastar do trabalho denovo? Oque vc me recomenda? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É longo sim. Evite atividades de impacto, a hidroginastica pode ser boa aliada. Procure o ortopedista pois precisara de medicamentos que evitem que a doença se agrave.

      Excluir
  28. caminhadas são recomendadas para quem tem condro malácia e não sente dor cronica.
    desde já agradeço.
    coluna muito esclarecedora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o impacto da caminhada é baixo. Só evite subidas de longa duração. Abraços!

      Excluir
    2. obrigado pela atenção!
      já comecei a caminhar e exercícios supervisionados e não venho apresentando dor alguma.

      Excluir
  29. OI MEU NOME EDNA TENHO CONDROPATIA MEDIAL E LATERAL GRAU 4 E PATELAR GRU 1 ALTERACOES DEGENERATIVA MENISCO INTERNO CISTO GLAGLION MEDINDO 18MM 11MM EDEMA SUBCUTANEO ANTERIOR JOELHO

    ResponderExcluir
  30. Olá Débora já faço academia 2 meses e comecei assentir fortes dores acima dos 2 joelhos o que pode ser e quando eu me abaixo ou subo em escadas dói estou preocupada pois quero malhar e estou comedor de agravar, pois sou muito magra e preciso da academia para engordar. Aquardo respostas.

    ResponderExcluir
  31. Olá, estou com condropatia patelar grau 1. Sinto dores em alguns movimentos, principalmente quando ocorre descarga de peso no joelho flexionado. Mas em repouso e ao caminhar não sinto dores. Estou tomando CONDROFLEX (1 sachê por dia), acha que realizar caminhadas diárias ou trotes pra entrar em forma pode prejudicar a recuperação e piorar o quadro?

    ResponderExcluir
  32. TENHO CONDROPATIA ESTÁGIO 2 E JÁ TENHO PIORADO MUITO,É INDICADO FAZER CIRUGIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o ortopedista te avaliando podera dizer o que é indicado.

      Excluir
  33. Quais são os exercícios físicos recomendados para quem tem condropatia?

    ResponderExcluir
  34. Quais são os exercícios recomendados para quem tem condromalácia ?

    ResponderExcluir
  35. Tenho prótese total no joelho direito, venho sentindo dores quando levanto da cadeira e tb quando ando o joelho faz muito barulho, tenho a sensação de que tem algo solto.Fiz um RX e deu alteração morfo textural na patela, e calcificação nas partes moles.Fazem 3 meses que fiz a cirurgia.Gostaria de saber o que fazer?
    Vanildes S.Palhares

    ResponderExcluir
  36. Ola Dra. Bom dia tenho condropatia grau IV , posso usar aqueles cintos no joelho para ver se melhoram as dores, sinto muita dor

    ResponderExcluir
  37. Excelentes esclarecimentos PARABÉNS

    ResponderExcluir
  38. Muito boas suas dicas... obrigada!

    ResponderExcluir
  39. oi, meu nome é Edmilson, fiz exame de ressonância porém só irei ao médico em junho , por isso estou tenso e buscando informação.
    o laudo consta o seguinte
    Menisco lateral de forma preservada, sem evidência de ruptura.
    Faixa hipersignalextensiva a superficie articular no corpo/corno posterior do menisco medial,sugerindo ruptura.Há uma formação cística junto ao corno posterior compatível com cisto parameniscal.
    ligamento cruzado anterior , afilado na sua porção distal com sinal preservado.
    ligamento cruzado posterior e colaterais íntegros.
    tendões quadricipital e patelar sem alterações.
    Cartilagem patelar com foco de sinal hipersinal até a camada mais prufunda em sua faceta medial, compatível com condropatia.
    gordura de holfa preservada
    liquído na bursa infrapatelar profunda
    pequeno derrama articular
    pequena quantidade de líquido no recesso semimembranoso/gastrocnêmio.
    por favor , me oriente e me informe se meu problema é grave, pois estou muito preocupado pratico corrida e gostaria de continuar no momento estou parado esperando o parecer do especialista em joelhop que só ira me atender em 25 de junho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruptura do menisco. Cisto e condropatia. Cm um ortopedista vc sera avaliado, se sente dores, o tamanho desse cisto e se é necessaria uma cirurgia

      Excluir
  40. Boa noite Dra. Debora me chamo Dionice relizei a ressonancia magnetica e no relatorio final foi:
    "Afilamento difuso da cartilagem hialina de revestimento patelar;
    Minimo derrame artilar;
    Edema/hiporemia/bursite pré-patelar e infrapatelar superficial"
    Aguardo e agradeço
    Dionice

    ResponderExcluir
  41. Boa noite Dra. Débora, Adoro jogar futebol e tenho Condropatia Patelar.

    É possível voltar a jogar ainda ?


    Muito obrigado .

    ResponderExcluir
  42. Posso praticar boxe chinês ou musculação com a condropatia particular leve?

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde Dra. Débora, faço musculação a três anos e descobri agora que estou com condropatia na patela em grau 2. Ainda sou muito nova tenho apenas 19 anos.
    Não quero parar de treinar, posso continuar, desde que eu fassa treinos mais leves?

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelo blog, tenho condropatia patelar discreta e gostei muito deste post que foi simples e muito esclarecedor para mim. Percebi que os exercícios físicos bem orientados são fundamentais. Um abraço e continue com ele excelente trabalho, pois na internet onde se encontra muitas tolices, informações como as suas fazem bem para quem procura, um bem que vc nem pode imaginar!
    Obrigado,sucesso!
    Tatiana.

    ResponderExcluir
  45. olá já estou na minha terceira reconstrução de lca, quanto começo a fazer fisioterapia, e reforçar a musculatura, é necessária e quando começo, quais são os exercícios mais indicados e os menos indicados. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fisioterapia é necessaria e deve começar o quanto antes, todavia, sempreeeee é preciso haver liberaçao de seu cirurgiao

      Excluir
  46. condropatia patelar é a mesma doença de condromalacia patelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! As duas denominações são utilizadas.

      Excluir
  47. p
    patela alta e condropatias patelar tem cura ? eo que significa
    Ruptura do corpo e corno posterior do menisco medial.que eu nao emtendo nessa area ?

    ResponderExcluir
  48. ola meu nome e jeferson / EU QUERIA SABER TIPO ASSIM MEU JOELHO QUAMDO EU ME AGAIXO AI EU LEVANTO ELE ESTRALA FORTE E TENM HORA QUE ELE TRAVA E NAO QUER DOBRAR E PATELLA ALTA QUE E ISSO E CONDROPATIAS PATELAR GRAL 1 COMO QUE FAS ASSIM TEN REMEDIO PRA ISSO OU NAO TEN CURA ISSO?

    ResponderExcluir
  49. melhor procurar um especialista em joelho no meu caso ele falou que eu tinha que fazer reforço muscular na região do joelho , procurei uma academia com profissional de educação fisica e melhorei já não sinto dor e não trava o estalar é normal para quem esta com esse problema e ele não tem cura se estiver comprometendo a andar e dependendo das condições tera que fazer cirurgia mas antes de fazer procure uma segunda opinião pois muitos médicos para ganhar dinheiro de planos de saúde sai operando e operação é o ultimo recurso se poder evitar isso.

    ResponderExcluir
  50. Oi,eu gostaria de saber se a dor que eu sinto no meu joelho se cura ? gostaria de saber pra minha dor parar e eu voltar a ser uma menina feliz e poder fazer exercicios nas aulas de educaçãoi fisica . Obrigado tenha uma booa noiite *-* !!!

    ResponderExcluir
  51. Bom Dia Doutora
    Meu exame acusou condropatia patelar, edema de gordura de Hoffa que pode estar relacionado a hiperpressao femoropatelar lateral ou instabilidade femoropatelar. Pequeno derrame articular. Gostaria de saber qual o melhor tratamento.
    Grato.

    ResponderExcluir
  52. REGINALDO 44 ANOS/ 21DE JULHO DE 2013 08:20
    OI TUDO BOM, EU FIZ UMA RESSONÂNCIA EM FEVEREIRO E FOI CONSTATADO UMA DEGENARAÇÃO DA MUCÓIDE DO MENISCO MEDIAL E CONDROPATIA PATELAR GRAU III,EM 1999 EU FIZ UMA CIRURGIA ABERTA FOI RETIRADO UM PEDAÇO DO MENISCO DO MEU JOELHO ESQUERDO,DESDE DE DEZEMBRO 2012 EU COMECEI A SENTIR MUITAS DORES DEVIDO A MINHA ATIVIDADE EU SUBO E DESÇO MUITAS ESCADAS DIARIAMENTE,OS 2 PRIMEIROS ORTOPEDISTAS QUE ME ATENDERAM ME INDICARAM UMA ARTROSCOPIA,JÁ O TERCEIRO FEZ UMA INFILTRAÇÃO COM DIPROSPAM NO JOELHO E UMA INTRAMUSCULAR E PASSOU 1O DIAS DE PROFENID 50 E 10 SESSÕES DE FISIOTERAPIA,SEGUNDO ELE EU ESTOU COM ARTROSE AGUDA,(MEU MENISCO LATERAL SEM ALTERAÇÕES,LIGAMENTOS CRUZADOS E COLATERAIS INTEGROS,TENDÃO DO QUADRICEPS E PATELAR COM INTENSIDADE DE SINAL NORMAL,AUSÊNCIAS DE LESÃO ÓSSEA E DERRAME ARTICULAR)GOSTARIA DE SABER SE ESSE TRATAMENTO SERÁ EFICAZ OU SOMENTE ALIVIAR AS DORES QUE EU ESTOU SENTIDO QUE SÃO MUITAS QUANDO EU ME AGACHO OU DOBRO O JOELHO POR MAIS DE 20 MINUTOS,O JOELHO TRAVA,ESTOU SENTINDO UMAS FISGADAS ATRÁS DAS COXAS COMO SE FOSSE UMA DISTENSÃO,PERGUNTEI SE VOLTARIA A JOGAR BOLA ELE FOI ENFATICO E DISSE NÃO,ESTOU COM MUITAS DUVIDAS E PREOCUPADO,GOSTARIA QUE ME AJUDASE MUITO OBRIGADO....

    ResponderExcluir
  53. Boa noite Débora.
    Sou viciado em corridas e adquiri Condropatia Patelar (Grau II) devido ao overtrainning, somado com degeneração e ruptura da transição entre o corpo e o corno posterior do menisco medial. Estava correndo uma média de 30km por semana. Estou sentindo muita falta de atividade física. Na sua opinião, devo fazer cirurgia e resolver logo isso? Acha que com a fisioterapia terei o problema solucionado e poderei voltar a correr? Se fizer cirurgia, voltará ao normal depois? Enfim... Qual a sua opinião?

    Obrigado...

    ResponderExcluir
  54. Valeu! Muito esclarecedor.
    Edson P.

    ResponderExcluir
  55. Olá Dra. primeiro gostaria de parabenizá-la pelo Blog e vejo que a sra. sempre responde as dúvidas. Bem espero que possa me orientar do que fazer. Tenho 26 anos de idade, Em 2009 eu tive um problema com o joelho direito, a rotula parece ter saído do lugar - segundo o médico foi uma luxação patelar. Fiz tratamento fisioterapeuta durante 4 meses e iniciei um tratamento com musculação orientada. Quando foi no ano passado - novembro - novamente ao sentar sentir uma dor insuportavel no joelho e o medico que me atendeu também disse ser uma luxação patelar. Procurei o mesmo ortopedista que havia passado as fisioterapias e ele pediu uma Ressonancia... como na época não queria parar o trabalho, pois o mesmo disse que eu precisava de cirurgia, acabei adiando. Só que há 2 meses não consigo nem andar direito, com dores horriveis, joelho não dobra direito. Com disso fiz a ressonância e o resultado foi o seguinte:
    IIlhota de osso denso na face interna e posterior do côndilo femoral externo.
    Foco de edema na faceta lateral da cartilagem patelar, por incipiente condropatia.
    Não há derrame articular apreciável.
    Borramento do aspecto súpero-lateral da gordura de Hoffa, podendo estar relacionado a impactação fêmoro-patelar, na dependencia da correlçaõ com dados clínicos.

    OS LIGAMENTOS ESTÃO NORMAIS.

    O ortopedista, disse então que pelo resultado a cirurgia não se faz necessária e passou 24 meses de medicação (Sulfato de glicosamina 1,5g + sulfato de condroitina 1,2g), todos os dias..... disse também que a patela deve ter somente deslizado - com impressão de ter saído - apesar da dor horrivel.

    Minha dúvida é se esse tratamento vai mesmo me ajudar, ou se daqui algum tempo novamente terei meu joelho com "ESSE DESLIZAR"? e se o problema de condropatia pode ser resolvido mesmo com essa medicação. Estou muito preocupada de ficar neste tratamento e não resolver. Gostaria de uma orientação

    ResponderExcluir
  56. Bom dia.
    Após umanpartida de futebol comecei a sentir dor na parte de trás da coxa,achei que nao era nada e logo depois no meio da semana fui jogar novamente e começaram as dores no joelho justamente desta forma.e as dores aumentaram de uma forma que eu nao conseguia subir e descer escada,tem relação ao musculo da coxa com estas dores .?

    ResponderExcluir
  57. Fui diagnosticado com condropatia grau 2, na análise é relatado que há edema da porção súpero-lateral do coxim gorduroso infrapatelar (hoffa) entre o côndilo femoral lateral e o tendão patelar, sugerindo sobrecarga do mecanismo extensor.

    Hoje quando tento correr, consigo correr poucos metros, eu não sinto dores no joelho na hora, mas simplesmente minha perna para de obedecer, como se estivesse perdendo as forças, e a dor vem depois.
    Parece que algum músculo na canela fica extremamente sobrecarregado, por que sinto um desconforto nessa região enquanto corro.

    Desde minha adolescência sempre meus joelhos estralaram muito após flexioná-los, ouço alguns estralos sempre quando levanto da posição ajoelhada, mas não quando estou ajoelhando.

    Vocês fazem acompanhamento particular online?
    Prestam algum tipo de acompanhamento?

    Antes de tomar a medida de fazer a cirurgia, eu gostaria de tentar resolver meu problema de outra maneira, se é que é possível, visto que aparentemente meu problema é genético.
    Fui em vários médicos, em quase todos os médicos que passei, eles disseram que meu caso é cirúrgico (artroscopia), só o último que me recomendou fazer musculação.

    No momento estou fazendo academia, já fazem 7 meses, as dores diminuíram, e em alguns momentos precisei correr alguns metros e não doeu, melhorei, mas ainda não da pra correr muito ele simplesmente perde a força e meu joelho estrala muito quando levanto.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Dr. Célia,
    quando adolescente tive um problema no joelho jogando bola, passei alguns meses com o joelho duro, não dobrava pra nada, com tratamento a base de gelo por alguns meses então voltou ao normal, isso faz muitos anos, então recentemente voltei a praticar exercicioas por precisão, um dia por excesso na corrida voltei a sentir dores no joelho e dores fortes, com muito gelo passava, fiz alguns exames e só a ressonaicna acusou, "CONDROPATIA PATELAR GRAU 1, ASSOCIADO A PEQUENO DERRAME ARTICULAR" e o meu médico me orientou a praticar exercicios, como gosto de correr perguntei se podia correr, ele disse que bem devagar principalmente andar, gostaria se possivel de uma orientação da Doutora pra me por favor? eu tenho andado e corrido bem pouco, estou me preparando pra um concurso q fiz recentemente, preciso muito estar preparado, pois parado estou engordando, gostaria se possivel de uma orientação quanto a exercicios e rotina com o joelho, desde já te agradeço muito doutora
    se possivel meu email é:jesseaf_20@hotmail.com
    fico muito grato, me esclareci muito ao ler esse artigo.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. ola tenho condropatia tipo 3 e flexiono o joelho +/- umas 300 vezes ao dia, por conta do meu trabalho e sinto algumas dores isto pode me prejudicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, procure um médico e peça uma orientação no sentido de o que fazer para prevenir uma piora no quadro. Boa sorte!

      Excluir
  61. boa tarde ,fui sbmetido a uma cirurgia de lesao meniscal ,no ato cirurgico visualizaram ,artrose grau 2 e condropatia patelar,sinto muitas dores e falseio ,sou motorista de onibus 46 anos ,sera que terei condiçoes de dirigir como profissional?abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! Sim, este tipo de problema não atrapalha muito o ato de dirigir, a não ser que você esteja sentindo muitas dores. Você precisa consultar um fisioterapeuta para ele indicar uma terapia que ajude no alívio das dores e impeça a piora do quadro. Fique tranquilo, vaI DAR tudo certo! Abraços!

      Excluir
  62. Dra.Debora boa noite,
    Em fevereiro jogando futebol tive um rompimento de Tendão Patelar, onde fiz a cirurgia e graças a Deus foi um sucesso.
    A 3 semanas atrás o medico que fez minha cirurgia liberou dizendo para eu ter a vida normal, como estou com os músculos da minha perna fracos tenho que fazer fortalecimento do quadríceps, gostaria de saber que tipo de exercícios posso fazer, visto estar viajando e ficando fora de minha cidade, gostaria de saber se posso fazer hidrogisnatica e hidrobike e quais outros exercícios que posso fazer!
    No aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que faça uma consulta com um fisioterapeuta (caso ainda não tenha feito) para que ele avalie a sua força e veja se já está em condições de fazer as aulas. Acredito que, se o médico liberou para vida normal, já possa sim, mas a musculação também deve
      ser incluída no seu programa de treinamento. Melhoras e volte sempre por aqui!

      Excluir
  63. Olá, Débora.

    Gostaria de alguma orientação sobre a Condromalácia Patelar. Minha namorada tem grau dois em um joelho e grau três em outro. Mas ela quer de todo jeito entrar em uma academia popular que não oferece suporte para o tratamento dessa doença.

    Eu estou muito aflito com essa situação e queria saber. Indo de vagar e pegando pesos mais leves, mesmo que aguente mais pesados, poderá ser benéfica a academia, ou só tem a prejudicá-la, já que não terá nenhum acompanhamento por nenhum profissional qualificado para lidar com essa doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre acho que não fazer um fortalecimento é pior. Ela poderia fazer uma consulta com um fisioterapeuta para ter recomendações do que deve e não deve fazer no caso dela. Se ela tiver experiência com musculação e boa consciência corporal ela pode sim ter muitos benefícios com a musculação, mesmo fazendo sozinha. Obrigada pelo contato. Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado, acho que vamos fazer isso.

      Excluir
  64. Olá, eu acho q estou com condromalacia patelar. Mas eu sinto dor apenas quando subo escadas altas ou quanto flexiono a perna, não em todos os momentos. Você acha q pode ser condromalácea?
    Eu tenho 16 anos.

    ResponderExcluir
  65. angelica florentino16 de setembro de 2013 17:09

    No meu caso houve o aparecimento de um cisto no joelho,se tem relaçao com a condropatia patelar?

    ResponderExcluir
  66. Olá, fiu diagnosticada com:...

    JOELHO ESQUERDO
    1 - Patela alta, havendo edema da gordura infrapatelar lateral (Hoffite),
    sugerindo sobrecarga do mecanismo extensor do joelho.
    2 - Tróclea femoral com aspecto algo raso.
    3 - Lesões condrais nas facetas medial e lateral da patela, compatíveis com
    condropatia grau IV.

    JOELHO DIREITO
    1 - Patela alta, havendo edema da gordura infrapatelar lateral (Hoffite),
    sugerindo sobrecarga do mecanismo extensor do joelho.
    2 - Tróclea femoral com aspecto algo raso.
    3 - Múltiplas lesões condrais na patela, compatíveis com condropatia grau IV no
    início da faceta lateral e principalmente na faceta medial.

    ...e gostaria de saber outra opinião além do medico se é só cirúrgico mesmo ou tem outro tratamento? pois não queria operar.

    ResponderExcluir
  67. Olá, tenho condromalacia patelar grau 1 e queria saber se posso fazer academia e quais os exercícios que não são indicados. obg desde já

    ResponderExcluir
  68. Em 2009 tive uma luxação patelar no joelho direito, fiquei imobilizada por 10 dias. Após alguns meses fiz fisioterapia pois tinha dores. Em 2010 e em 2011 fiz novas fisioterapia. Sem pre fiz musculação e malhava corretamente e com orientação. Quando foi em novembro de 2012, novamente minha rotula saiu do lugar. Fiquei uma semana imobilizada. Este ano não queria parar no trabalho e fui deixando passar o tempo sem fazer a ressonância que o médico pediu. Quando foi em julho deste ano meu quadro de dor foi muito intenso a ponto de eu não conseguir descer e subir escadas direito. Fiz a RM e o resultado foi uma condropatia, edema. Iniciei um tratamento c um médico que me passou um tratamento de 2 anos com remédios, procurei então um outro ortopedista que já estou desde agosto - estou fazendo tratamento com remédios para dor, lubrificação pois ele disse que meu joelho está sem. Diagnosticou tb que meu joelho tem um desalinhamento e por isso luxou e daí surgiu a condropatia que classificou em II grau. Me licenciou do serviço por um tempo, pois dou aula para crianças pequenas demandando muito movimentos. Minha dúvida é - porque sinto tantas dores se ainda está no II grau. Tenho feito fisioterapia,mas a impressão que tenho de uns dias para cá é que tem piorado. Mais estalos - em qq movimento - dores intensas e a perna travando demais. Mesmo sem me examinar a sra. acha que preciso de cirurgia?

    ResponderExcluir
  69. Olá, vc poderia me dizer se pedalar uma bicicleta na marcha mais pesada no plano pode dar essa lesão: Condromalácia? eu fazia isso em alguns trechos no percurso de 2 horas que eu pedalo na segunda , quarta e sexta, essa lesão minha aconteceu a mais ou menos 1 mês e meio e eu não estou aguentando mais, qualquer pisada eu sinto uma dor imensa nessa região da foto acima do post...fiz uma ressonancia e apereceu EDEMA CONDRAL NO PLATÔ TIBIAL LATERAL .... então só tire essa minha dúvida: pedalar uma bicicleta na marcha mais pesada no plano pode dar essa lesão? eu comecei uma fisioterapia a 2 dias e estou tomando um medicamento que meu médico me receitou...A mais uma coisa, Caso não passe a dor existe algum tratamento cirurgico?? abraços!!

    ResponderExcluir
  70. Olá, pedalar uma bicicleta na marcha pesada no plano pode causar esse problema, eu andavo de bike segunda quarta e sexta, eu fazia isso em alguns trechos num percurso de 2 horas, na minha ressonância apareceu EDEMA CONDRAL NO PLATÔ TIBIAL LATERAL, e eu sentindo uma dor terrivel nesse local, ando bem devagar e mesmo assim doi muito, não consigo subir e descer escada, não consigo dobrar meu joelho, quando vou sentar em uma cadeira dói muito tbm. Isso ja tem 1 mês e meio, comecei a fazer fisio a 2 dias e estou tomando um antiflamatorio receitado pelo meu médico, mas caso a dor não passe existe cirurgia para essa lesâo?

    ResponderExcluir
  71. Laudo: Evidência da lesão profunda no terço médio da porção interna do côndilo fermoral medial.
    Qual o grau ?

    ResponderExcluir
  72. Laudo da Ressonancia: Evidência da lesão condral profunda no terço médio da porção interna do côndilo fermoral medial.
    Qual o grau nesse resultado I,II,III,IV?

    ResponderExcluir
  73. Ola, tenho condropatia patelar grau 4, estou fazendo fortalecimento na cadeira extensora, flexora , e exercícios de isometria evitando movimentos com mais de 45°. Estou no caminho certo ou devo mudar alguma cousa.
    E gostaria de saber se posso andar de bicicleta (evitando ladeiras) como exercício aeróbico, para não precisar fazendo a corrida para evitar o impacto sobre o joelho.

    ResponderExcluir
  74. Olá Débora!! Meu nome é Marisilda, trabalho no SAMU há 10 anos, sempre fiz caminhada, hoje fui diagnosticada com lesão de menisco lateral + cisto parameniscal + condropatia + tendinite + sinovite, tudo nos dois joelhos. Que exercícios vc me recomendaria?

    ResponderExcluir
  75. Olá! Gostaria de saber se é indicado treinos de jump e step para pessoas com esse tipo de problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é Fabio de São Paulo

      Excluir
  76. Obrigado !!! eu era atleta ate essa lesão, jogava bola e andava de skate patins etc... sera que consigo voltar as atividades normais com as recomendaçoes?

    ResponderExcluir
  77. Boa noite, fui diagnosticada com condropatia avançada, alteração dos retinaculos patelares, antesopatia incipiente do quadríceps e discreta bursite aff to podre kkk, o médico iniciou tratamento com um remédio chamado ártico e proibiu atividades físicas, faço musculação 3x na semana e dança 2x, gostaria de saber sua opinião pois a possibilidade de não poder me exercitar já esta me deixando depressiva

    ResponderExcluir
  78. Boa noite, meu nome é Andresson, sou policial militar de Pernambuco. Faz 4 anos que fui diagnosticado com condromalácia patelar, passei 6 meses fazendo fisioterapia em seguida tive uma lesão no menisco do mesmo joelho. Após um ano da cirurgia, numa atividade de treinamento militar, o joelho voltou a doer. o doutor avaliou como sendo a patela novamente.

    Fico preocupado com minha saúde haja vista minha atividade profissional ser rústica e exigir muito do meu físico. Qual a sua recomendação em relação a minha dificuldade física e minha profissão de policial militar?
    Devo ficar afastado das atividades de rua e trabalhar na função administrativa?

    Grato,

    ResponderExcluir
  79. Bom dia. Recentemente fiz uma artroscopia do ligamento no joelho dia 25.11 e depois de 4 dias de cirurgia percebi que quando aperto a parte posterior do joelho faz um barulho estranho como se fosse um liquido. Ainda não retirei os pontos e não comecei a fazer fisioterapia. Gostaria de saber se isso é normal, e o por que faz esse barulho. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  80. Olá, tenho 33 anos 88kg e 1.80m. Realizei um exame admissional para um cargo público aqui do meu estado, fiz ressonâncias dos joelhos e tornozelos e os resultados foram os seguintes:

    Tornozelo esquerdo - Conclusão: alteração do navicular, podendo corresponder a achados degenerativos e ou pós traumáticos. demais aspectos sem particularidades.

    Tornozelo direito - Conclusão: Exame dentro dos limites da normalidade.

    Joelho direito - Conclusão: alteração degenerativa do menisco medial, sem rupturas, condropatia patelar medial.

    Joelho esquerdo: Discreta tendinopatia quadricipital, fissura condral superficial da patela, alteração degenerativa do menisco medial.

    Nunca machuquei gravemente meus joelhos ou tornozelos. Alguém pode me dizer e isso pode me excluir do concurso público?



    ResponderExcluir
  81. Olá, bom dia! Tenho condromalácia e gostaria muito de praticar jump. Já pratico spining e não tem me causado dores até então. O jump é contra-indicado para pessoas com condromalácia mesmo o impacto sendo 80% mesmos?
    Grata, Camilla Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do grau da sua lesão...experimente...se ao praticar você não sentir dor não vejo problemas. Mas, é importante fazer um fortalecimento na musculação também e não só o jump. Volte sempre! Débora Flores

      Excluir
  82. Olá, Boa tarde.
    BOm estou procurando um especialista para resolver meu problema, não sei com qual médico eu passo, desde que criança sou chama de mole, pamonha, essas coisas, nunca gostei.....
    Mas faz uns três anos que piorou pois agora sou obesa, estou tentando emagrecer com um endocrinoslogista.
    Gostaria de saber se pode ter esse problema no joelho, já cheguei subir escadas de quatro , pois tem dificuldades em fazer tudo que tenha relação com subir...agachar na hora de levantar não consigo, subir escadas....coisas desse tipo, se puder me indicar um caminho agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Jeanine! Você precisa marcar uma consulta com um ortopedista! Se cuida! Beijos!

      Excluir
  83. Gostaria de saber se posso fazer drenagem redutora modeladora pois foi diagnosticado condropatia patelar grau IV ou seja artrose Estva ja fazendo tratamento numa boa clinica para me auxiliar emagrecer com acompanhamento de nutricionistas e estava fazendo drenagem redutora modeladora e Heccus aparelho que ajuda na redução de gorduras localizadas Será que prejudicaria o meu estado no joelho Tem 10 dias que não voltei la pois estou tratando ja do meu problema e ainda estou com dores no joelho mas assim que amenizar a dor gostaria de ir de novo pois foi muito bom me ajudou a nao reter liquidos e perdi medidas mas primeiro a saude Vc pode me tirar essa duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode continuar o tratamento estético sem nenhum problema! Boa sorte e volte sempre!

      Excluir
  84. olá doutora. Fiz uma ressonância no joelho esquerdo e o laudo apresentou a seguinte conclusão:
    Incipiente condropatia patelar na faceta medial.
    Leve alteração degenerativa do ligamento cruzado anteriror com líquido na bainha, sem sinais de rotura.
    Entesopatia discreta com desinserção e com edema da gordura suprapatelar, indicando hiperpressão do mecanismo extensor.

    Doutora eu sinto muita dor atras do joelho e doi muito ao alongar a perna. Sou militar gostaria de saber se posso continuar fazendo atividade física, e qual o tratamento para esses problemas.

    ResponderExcluir
  85. ola eu tenho bursite pré patelar e nao fiz nenhum tratamento eu queria saber se posso fazer academia e se isso pode prejudicar quando comecar o tratamento?é que eu jogo bola e nao consigo parar sou viciado em futebol! voce nao pode ver se eu posso curar sem parar de jogar??

    ResponderExcluir
  86. Prezada,

    apresento dores nos meus joelhos esporadicamente ao realizar atividades físicas com impacto (corrida, salto).

    Meu ortopedista me informou que apresento subluxação de patelas (lateralizada) e condropatia patelar, me informou que não há necessidade de tratamento cirúrgico, mas me indicou reforço muscular, principalmente no quadríceps (porção vasto medial oblíquo).

    Será que esse reforço pode ser feito em uma academia ou devo procurar um fisioterapeuta?

    ResponderExcluir
  87. oi,tenho condromalacia devido a uma má formação gerada na gravidez da minha mãe,e sofro com isso desde que nasci,e comecei a ficar preocupada pensando quais problemas isso poderia me trazer no futuro.Gostaria de saber se a condromalacia patelar pode causar alguma lesão mais grave a ponto de fazer cirurgia ou perda dos movimentos da perna?

    ResponderExcluir
  88. Oi Débora.
    Minha ressonância do joelho esquerdo:

    Artropatia fêmuro tibial medial incipiente.
    Condropatia patelar incipiente.

    Joelho direito:

    Condropatia patelar incipiente.

    O que significa?
    exercícios e musculação vão me curar?

    atenciosamente,

    Walkiria Viana

    ResponderExcluir
  89. boa noite, meu nome e Fabio, sou atleta e estou a um tempo sentindo dores no joelho, procurei um ortopedista que logo pediu uma ressonãncia do joelho. no laudo sugere "condropatia", o que é esse termo destacado? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  90. sinto as vezes dores no joelho , ate se eu estiver parado .
    poso fazer manobras de skate ?
    p.s. meu joelho tbm range , o medico diise que sou muito jovem pra ter esse problema e no diagnostico que eu fiz deu que tinha atrito entre a patela e o femur . mesmo assim o medico disse que nao tinha problema pq eu era jovem e apenas marcou 10 sessoes de fisioterapia

    ResponderExcluir
  91. Excelente matéria... Depois de uma queda, senti dores no joelho e constatei essa condropatia patelar de grau ll, o médico me orientou a não realizar agachamentos pesados, pois treino musculação numa escala avançada. Diminui o volume e intensidade dos agachamentos e melhorei, sem dores e incomodos. Porem num treino de jiu jitsu, defendendo um queda cai de joelhos e a dor apareceu novamente, em outro treino, uma semana depois, só de encostar o joelho no chão depois de passar uma guarda senti uma dor muito grande. Será que não poderei mais treinar jiu jitsu? O grau da condropatia pode ter aumentado devido a nova queda? Nunca utilizei anabolizantes esteroides, porém gostaria de saber se tratamentos com acompanhamento de um endocrinologista com remédios esteroides como o decanoato de nandrolona ajudam? Glucosamina e condroitina ajudam?

    ResponderExcluir
  92. boa tarde, tenho 43 anos,peso 82 kg,e tenho condropatia patelar, pratico esporte nao diariamente,eu corro,chuto bola, e nao sinto dor alguma,dor sempre quando subo algumas tambem nao incha, mas tem aquela dor chata que incomoda nesta area da patela,queria saber da senhora se ha algum tratamento

    ResponderExcluir
  93. Nossa, adorei o artigo e os comentários. Descobri que tenho condropatia patelar da forma mais dolorosa possível! Estava dançando e os movimentos de giro não fizeram muito bem, rotacionar o joelho causou uma inflamação que deu até um pouco de água no joelho e muito inchaço!
    O médico me receitou 10 sessões de fisioterapia com medidas analgésicas e anti inflamatórias.
    E disse que posteriormente deverei trabalhar com o fortalecimento da região, com musculação mesmo, pois a hipertrofia do músculo ajuda a manter a danadinha da patela no lugar.

    ResponderExcluir
  94. olá,
    fui diagnnosticada com condromalacia da patela etroclea,e também com protusão discal póstero-central,sinto muitas dores e pra piorar trabalho com auxilar de serviços gerais e as dores são constantes e fortes com dormencias do joelho para baixo,qual o tratamento adequado?

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde. Estou com a "cartilagem patelar afilada", como diz no exame. Tenho que deixar de jogar futebol? Se a resposta for sim, depois do tratamento volta o normal? Poderei voltar a praticar qualquer esporte?

    ResponderExcluir
  96. Sofro com isso faz um bom tempo..., fiz 3 cirurgia recentemente quebrei o plato tibial sera que ainda posso ficar apto para correr e praticar esportes de impacto??

    ResponderExcluir
  97. oi dra boa tarde eu jogo tenis e me apareceu uma dor no juello(minisco) e eu fiz uma ressonancia magnetica no joello esquerdo.conclusao evidenciou o seguinte:Degeneracao no corno posterior do menisco medial.Pequena area de edema osseo na face anterior do sulco intercondiliano do femur provavelmente de origem contusional.condro patia patelar estadio 2.sera que eu posso continuar jogar o meu tenis ou eu devo fazer fisioterapia para o fortalecimento do minisco.sinto um pouco de dor quando eu comeco andar,depois vai paassando.estou colocando bolca de gelo.o que eu devo fazer Dra.abs Edson mendes

    ResponderExcluir
  98. Ola...
    Fui diagnosticado com Condropatia Grau II medial e lateral patelar. Estou tomando sulfato de glucosamina e condroitina. Gostaria de saber se deve parar por completo minhas atividade de impacto como o futebol, mesmo se não estiver sentindo nenhuma dor...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  99. Olá,
    Tenho moderada condropatia patelar nos 2 joelhos. Não sei de qual gral se tatá, na recionancia só diz o termo moderada. Tomo o remédio Flancox 400 mg todos os dias a quase um ano. Já tomei 3 injeções de fermathron no joelho direito e fiz hidroginástica por um tempo mais depois tive que para. Alem disso no joelho direito tem uma meniscose medial e no esquerdo apresentou sinais de hipersolicitação do mecanismo extensor com fricção do tendão patelar no côndilo femoral lateral e um edema de 7 mm. Não sei se tudo quer dizer a mesma coisa o médico me receitou mais 3 injeções de fermathron mais agora no joelho esquerdo ainda não pude tomar devido ao valor.
    Fiquei contente quando encontrei essa página me esclareceu bastante mais ainda tenho duvidas ainda mais que as dores aumentaram. Condropatia patelar tem cura? Como devo agir?
    Quem tem pode usar salto?

    ResponderExcluir
  100. eu fiz um exame de ressonancia magnetica do joelho a analise foco de edema na faceta lateral da patela,sem alteracoa ossea subcondral. toda vez que eu vou jogar bola doi muito

    ResponderExcluir